quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Projeto Brinquedos e Brincadeiras



PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS


JUSTIFICATIVA:


            Resolvemos resgatar as brincadeiras e jogos da nossa cultura popular inserindo essas brincadeiras, que são de suma importância para o desenvolvimento físico da criança. Sendo atividades que poderão ser compartilhadas até com seus familiares, colegas e amigos de sua comunidade.
            O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.
            Este projeto envolverá um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor e saudável. Isso é, que para se ter uma boa qualidade de vida, é necessário mudança de comportamento, vivência de novos valores, disciplina, respeito mútuo, atenção a saúde, solidariedade, entre muitos outros.


OBJETIVOS:


Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidárias e participativas, incentivar o trabalho de equipe.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


• Brincadeiras como:(  Amarelinha, Batata Quente, Corre cotia, etc );
• Brinquedos:( Avião, bola, caminhão,dado,etc);
• Músicas usando expressões corporais , faciais e expressando artísticamente com pintura, recortes e colagens;
• Pesquisar com as crianças, quais brincadeiras que mais gostam;
• Montar uma pasta com atividades em ordem alfabética com as letras das músicas  e o trabalho artístico;
• Identificar e reconhecer Músicas Folclóricas,cirandas, expressando-se oralmente;
• Resgatar jogos, canções, danças de rodas e brincadeiras de antigamente e construir brinquedos utilizando sucata.


METODOLOGIA e ESTRATÉGIAS:


• Livros de histórias ,também para cada letra do alfabeto uma história que será lida pela professora, recontada pelos alunos e será desenhada no caderno de desenho;
• Utilizaremos de brinquedos feitos com sucata ou industrializados;
• Atividades com letras das canções;
• Vídeos;
• Pesquisa com pais, familiares, vizinhanças sobre brincadeiras/jogos do tempo deles em criança;
• Diálogos , relatos e roda de conversa;
• Recreações, jogos e brincadeiras .


CONTEÚDOS:


• Uso da linguagem oral para conversar e expressar idéias e opiniões;
• Leitura de livros;
• Cantigas, danças de roda, brincadeiras antigas e brinquedos utilizados pelos nossos pais e avós;
• Participação em jogos cooperativos;
• Confecção de brinquedos feitos com sucata;


AVALIAÇÃO: Acontecerá no decorrer do processo através da observação e execução das atividades aplicadas. O presente projeto será aplicado no segundo semestre do ano.


CULMINÂNCIA:Festa de encerramento e apresentação aos pais de algumas brincadeiras .Logo após a apresentação os pais serão convidados a visitarem a exposição dos brinquedos industrializados ou feitos com sucata no decorrer do projeto.
Formar uma pasta de atividades musicais e artística. Montar um DVD com fotos das turmas que será entregue a cada aluno.



É através das crianças que se perpetuam as brincadeiras tradicionais, sendo, estas, preservadas e recriadas a cada nova geração. Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações. Assim como nossos pais e avós, com certeza temos uma história pra contar sobre nossos brinquedos prediletos e uma brincadeira a ensinar.
                                                                                                             Professora: Vilma Apda R. Orlando
PROJETO :BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS



                                      MÚSICA:  ALECRIM

ALECRIM, ALECRIM DOURADO
QUE NASCEU NO CAMPO
SEM SER SEMEADO

FOI MEU AMOR
QUEM ME DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO
É O ALECRIM.






























NOME:------------------------------------------ DATA:-----------------------------
Pintamos com guache marrom e colamos um ramo do alecrim.

BRINQUEDO:

Avião da PAZ

Fazer os aviões em cartolina e deixar as crianças enfeitarem com giz de cera, colocar barbante, programar um piquenique para as crianças soltarem seus aviões.Promover a interação entre as turmas do maternal II.

 

ARGOLAS EM JOGO;

ALFABETO;

ANIMAIS MINIATURAS;

ALINHAVO;

ARAMADOS; ETC;

                                            Brincadeiras:

Argolas em jogo
Garrafas
de refrigerante 700ml;papel crepom;fita crepe;argolas
Pondo a mão na massa...
  • Coloque guache para colorir a água dentro das garrafas pet, se quiser determine a pontuação pelas respectivas cores.
  • Determine a distância de acordo com a idade das crianças.
Brincando...
As argolas deverão ser arremessadas e acertar as garrafas.
AMARELINHA
Existem vários tipos de Amarelinha. Você e seus amigos podem escolher um destes desenhos e riscá-lo no chão. Tirem a sorte pra saber quem vai começar. De frente para o desenho, o escolhido joga a pedra na casa número 1. Seguindo a ordem dos números, ele vai pulando casa por casa num pé só. É permitido colocar os dois pés no chão apenas quando houver uma casa ao lado da outra. Essa regra não vale para a Amarelinha em caracol, que tem que ser pulada sempre num pé só.
Chegando no céu, o jogador coloca os dois pés no chão e volta pulando da mesma forma. Ao alcançar a casa número 2, tem que pegar a pedra sem perder o equilíbrio e pular para fora do desenho.
Ele continua fazendo o mesmo com as outras casas, também seguindo a ordem dos números.
Perde a vez quem:
1 - pisar na casa onde estiver a pedrinha ou nas linhas do jogo;
2 - deixar cair a pedra na casa errada;
3 - não conseguir pegar a pedra.
Quando ganhar a vez novamente, o jogador recomeça de onde parou.

 ALINHAVO
Este brinquedo educativo trabalha a coordenação motora, a criatividade, sensibilidade motora fina, cores e reconhecimento de objetos e animais. Com o Alinhavo  a criança manipula os cordões, adquirindo assim agilidade  e acelerando seu raciocínio criativo e lógico.
ARGOLAS
Material: Garrafas PET.tinta guache nas cores: vermelha, azul e amarela; argolas (podem ser feitas com garrafas PET)
Procedimento: Colocar uma porção de água nas garrafas, colocar a tinta guache, sendo que cada garrafa uma cor, fechar a garrafa. Colocar números de 1 a 3 em cada garrafa.1 a 2 participantes, as garrafas ficam agrupadas a uma certa distância , as crianças lançam argolas. Quando acertam verificam o número contido na garrafa e marcam os pontos, ganha quem conseguir maior número de pontos. Este jogo é utilizado para desenvolver a percepção visual-motora, a identificação de cores e a relação número/quantidade.
ANIMAIS / IMITAR
Vozes de animais usando alguns bichinhos de plástico.Adivinhar qual é o animal. Quando ele acertar, deixe que ele também tente fazer a imitação e quando ele conseguir, imite outro animal.

AGACHA-AGACHA
Nessa brincadeira de perseguição, a criançada corre, agacha e levanta, aperfeiçoando os movimentos
- IDADE A partir de 3 anos.
- LOCAL Pátio ou outro espaço amplo.
-PARTICIPANTES No mínimo três.
-COMO BRINCAR Uma criança é eleita o pegador. Para não serem apanhadas, as demais fogem e se agacham.
Quando o pegador consegue tocar um colega que está em pé, passa sua função a ele. Não há um vencedor.
A brincadeira acaba quando as crianças se cansam.

ALFABETO
Mostrada a letra do alfabeto o dono desta letra vai dizer seu nome e alguma coisa que comece com aquela letra.Quando não existirem nomes dos alunos com determinadas letras,o professor deve dizer algum nome.
ARAMADOS
Com este jogo a criança desenvolverá a coordenação motora, a atenção, a agilidade, o raciocínio, etc.
MÚSICA: BOI

BOI, BOI, BOI
BOI DA CARA PRETA
PEGA ESSA MENINA QUE TEM MEDO DE CARETA.








                                                     
                                                       

                                                              
                                                     



NOME:---------------------------------------------- DATA:-------------------------
Pintamos a cara do boi de preta e falamos sobre os animais mamíferos.
BRINQUEDO: BILBOQUÊ

Para construir um bilboquê você vai precisar de:
• 1 garrafa pet descartável;
• fita adesiva colorida (ou transparente);
• barbante;
• 1 folha de jornal ou revista;
• tesoura
• adesivos ou recortes para enfeitar.

Amasse a folha de jornal ou revista, fazendo uma bolinha. Em seguida, a envolva com a fita adesiva. Se prefeirir, passe a fita colorida por cima para decorar e ainda usando a fita, prenda o pedaço de barbante á bolinha.
Peça a um adulto que corte a garrafa descartável na altura do gargalo, formando uma tacinha. Abra a tampa e prenda a outra ponta do barbante na garrafa.
Pronto! Agora é só usar a imaginação, decorar o bilboquê e se divertir!


Como Brincar: O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela.
BOLA DE MEIA
Material:
Jornais, papel ou sacos de plástico para colocar na meia, meia velha, agulha, linha, barbante ou cordão.
Como fazer:
Amassar bem o papel ou plástico formando uma bola. Encher a ponta da meia com essa bola. Segurar o cano
da meia, rodar a bola uma ou duas vezes e amarrar bem com um cordão ou linha grossa. Virar o cano da meia pelo avesso para cobrir novamente a bola com ele. Repetir até que a meia fique toda bem esticada sobre a bola. Costurar

BAMBOLÊ; BALANGANDAM;
BOLA; BEXIGA; BONECA;
BOCÃO; BOLSINHA;ETC;

                                               BRINCADEIRAS:


BILBOQUÊ QUANTOS VOCÊ VAI ACERTAR?
Nesta brincadeira não existem ganhadores, todos iremos contar, quantas vezes nossa bolinha conseguirá entrar no bilboquê.

BOLA DE MEIA
1) Sentar as crianças em círculo sentadas, passar a bola de meia de mão em mão, usando a lateralidade: a) Pela esquerda,b) Pela direita,c)Erguendo o braço por cima de nossa cabeça, d) Abaixo de nossa cabeça, para o nosso
Amiguinho, dando a volta completa e mudando a posição conforme o comando do professor.

2) Crianças em pé e em fila :
a)Com as pernas abertas, passar a bolinha embaixo das pernas do primeiro ao último colega, depois passar a bola voltando do último ao primeiro.
b) Pode fechar as pernas passar a bola por cima da cabeça ao próximo coleguinha;
c) Passar a bola com a mão direita :
d)Passar a bola com a mão esquerda;

BOLA
a)     Deixar brincar livremente com a bola :
b)     Brincar em duplas um joga ao outro a bola;
c)      Chutar a bola, quem consegue chutar mais longe;
d)     Queimada: A brincadeira do jogo de queimada não existe número estabelecido de participantes, as regras não são muito rígidas, porém o objetivo é o mesmo: queimar com a bola o amiguinho da equipe oposta.

BATATA-QUENTE
Você algum dia segurou uma "batata-quente" na mão? Nem tente, porque é perigoso e pode queimar você! É essa a idéia dessa brincadeira. Uma bola vai ser a "batata-quente" que ninguém quer segurar por muito tempo.
Vocês precisam arranjar a bola e formar uma roda, deixando uma criança do lado de fora.
Os participantes, então, devem ir passando a bola para a pessoa que estiver do seu lado direito. É melhor passar a bola bem rápido, você vai perceber por quê.
Quem está do lado de fora diz: "Batata-quente, quente, quente, quente...queimou". Quando for dito "queimou", aquele que estiver com a bola na mão é desclassificado. A brincadeira continua até que sobre apenas uma pessoa, que é o vencedor.

Para recomeçar a brincadeira, as crianças devem formar o círculo novamente e o vencedor da rodada anterior deve ficar do lado de fora.
BAMBOLÊ
Material: 1 bambolê
Desenvolvimento: A criança coloca na cintura e gira, girando, também, a cintura no embalo do aro. Com a prática, passa-se para o pescoço, braços e
pernas.
BALANGANDAM
Girar o brinquedo livremente.
BOCA DO PALHAÇO
  • Material...
    Cartolina
  • Caixa de papelão do tamanho da cartolina aproximadamente
    Tinta diversas cores
  • Pincel
  • Caneta hidrocor grossa preta
  • Estilete
  • Fita adesiva grossa
  • Cola branca
  • Bolas de meia
  • Desenhe o palhaço na cartolina e corte os círculos e aba inferior;Feche a caixa por completo use a cartolina recortada como molde e marque e corte os círculos e a aba na caixa;Contorne o palhaço com a caneta hidrocor preta e pinte-o como achar melhor;Cole a cartolina na caixa cuidando para sobrepor os buracos;Se quiser marque uma pontuação para cada buraco.
    Coloque a caixa sobre uma mesa pequena e fixe-a com cuidado.
    Determine a distância de acordo com a idade das crianças.
    As bolas de meia deverão ser arremessadas dentro dos buracos.
    As prendas serão dadas de acordo com a pontuação.
As crianças uma na sua vez com três bolinhas, deverão acertar a boca do palhaço. Ganha quem conseguir mais acertar o alvo.
BEXIGAS
Jogar as bexigas no ar sem deixá-las caírem.

BONECA
Brincar de boneca é um exercício saudável e fundamental para o desenvolvimento das crianças.
Durante a brincadeira,a criança pode descarregar suas frustrações ou cuidar dela como se fosse um bebê. As crianças começam a reconhecer qualidades humanas em uma boneca e elas se tornam reais: as meninas normalmente imitam as atitudes da mãe - brincando de mamãe e filhinha .
BOCÃO
Procurarem a inicial do seu nome e dos amiguinhos. Após procurarem a criança falará a letra que é e o nome de quem começa aquela letra.

CIRANDA CIRANDINHA


CIRANDA, CIRANDINHA, VAMOS TODOS CIRANDAR, VAMOS DAR A MEIA-VOLTA, VOLTA E MEIA VAMOS DAR
O ANEL QUE TU ME DESTE ERA VIDRO E SE QUEBROU
O AMOR QUE TU ME TINHAS ERA POUCO E SE ACABOU

























                         

NOME:---------------------------------------------- DATA:------------------------- Recortei círculos de diversas cores,trabalhando o conhecimento das mesmas, a forma geométrica e com bolinhas feita em crepom, colamos o número de alunos que fazem parte de nossa turma e que brincaram de Ciranda Cirandinha.



BRINQUEDO:

CHOCALHOS FEITOS COM GRÃOS E LATINHA DE ALUMÍNIO


Você vai precisar:
01 lata de alumínio
Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas
Fita adesiva e papel alumínio
Modo de fazer:
Você pode enfeitar seu chocalho com gravuras impressas e cola, ou pode pintar sua lata com tinta plástica.
Encha a lata com  sementes ou pedrinhas pequenas..
Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos emitindo diversos sons.
Vede o buraco da latinha com fita adesiva e passe papel alumínio, pode decorar com flores cortadas com cortadores..
CAVALINHOS
Materiais:
EVA nas cores: branco, preto, marrom, bege e vermelho;
Garrafa pet;
Lã na cor cinza;
Tesoura sem ponta;
2m de corda; (usei barbante)
Um cabo da vassoura;
Cola de contato; (cola quente)
Régua;Lápis; Molde.

Modo de fazer:
Dobre a garrafa ao meio e modele para formar a cabeça do cavalo.Amarre as partes com a corda; recorte o EVA seguindo o molde.Cole na peça com a cola de contato;
Para a crina, enrole 30 vezes a lã em cinco dedos.Amarre o centro e corte as laterais para separar os fios;para a franja, enrole 10 vezes a lã em quatro dedos.
Amarre seguindo o passo anterior e cole na peça;encaixe o cabo de vassoura no gargalo da garrafa.

 

CORDA;
CAMINHÃO;
CARRINHO;
COBRA;
CASINHA;

                                      BRINCADEIRAS:






Ciranda Cirandinha:
Na roda o (a) professor (a) conversa com as crianças sobra a brincadeira Ciranda, cirandinha, explicando como irá brincar. Coloque para tocar um CD com a música Ciranda, cirandinha.Após a escuta da música, planejar com as crianças a organização da coreografia. Colocando o nome de cada aluno que entrará na roda e cantará uma música que conhece.

Chocalhos:
Com os chocalhos tocar algumas músicas conhecidas pelas crianças.



Corre Cotia:
Muitas crianças brincam de "corre-cotia"! Agora é a sua vez.

Esta brincadeira é legal para fazer na escola. Junte um grupo de amigos. Todos devem ficar sentados no chão, formando um círculo.

Escolha uma pessoa para ser o corredor. Enquanto ele anda do lado de fora do círculo com um lenço na mão, todos cantam:

"Corre-cotia na casa da tia.
Corre cipó na casa da vó.
Lencinho na mão, caiu no chão.
Moça bonita do meu do meu coração".
Em seguida, vocês devem fazer o seguinte diálogo:
CORREDOR - Pode jogar?
TODOS - Pode, sim.
CORREDOR - Ninguém vai olhar?
TODOS - Não!
Ao dizer "Não!", todos devem abaixar a cabeça, tampando os olhos.
O corredor coloca o lencinho atrás de uma criança que está sentada e continua andando.

Cada criança da roda deve verificar se o lenço foi deixado atrás de si logo após a passagem do corredor. Quem estiver com o lenço deve segurá-lo e , por fora do círculo, tentar pegar o corredor. Este tenta chegar e sentar-se no local de onde saiu a criança com o lenço. Veja a figura ao lado.
A brincadeira recomeça com aquele que ficou de pé ou com o mesmo corredor, caso ele tenha sido pego.

GALOPAR:
Galopar livremente montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo- de- pau.
- Galopar em ritmo acelerado, montados sobre um c abo de vassoura (cavalo- de- pau) e parar repentinamente
a um sinal combinado (palmas, apito etc .).
- Montados sobre um c abo de vassoura, imitando um cavalo- de- pau: galopar lentamente; galopar sobre
cavalo bravo; galopar sobre cavalo teimoso (que quer ir para um lado diferente do que o
cavaleiro quer caminhar);
- Galopar em duplas no mesmo cavalo: inicialmente sobre um cabo de vassoura e depois sem ele, galopar.

CORDA:
Passar, obedecendo a altura, por cima, por baixo.

CARRINHOS ,CAMINHÕES  E CASINHA:
Brincar livremente.Imaginação e criatividade.

MÚSICA: DONA ARANHA
DONA ARANHA
SUBIU PELA PAREDE
VEIO A CHUVA FORTE
E A DERRUBOU.
JÁ PASSOU A CHUVA
E O SOL JÁ VEM SURGINDO
E A DONA ARANHA
CONTINUA A SUBIR
ELA É TEIMOSA
DESOBEDIENTE
SOBE,SOBE,SOBE
NUNCA ESTÁ CONTENTE!
A DONA ARANHA
DESCEU PELA PAREDE
VEIO A CHUVA FORTE
E A DERRUBOU
JÁ PASSOU A CHUVA
O SOL JÁ VEM SURGINDO
E A DONA ARANHA
CONTINUA A DESCER
ELA É TEIMOSA
E DESOBEDIENTE
DESCE, DESCE, DESCE
E NUNCA ESTA CONTENTE
Cantigas: DONA ARANHA.

Nome:.........................................................  data:...............................
Passamos cola gliter nas pernas da aranha e fomos contando a quantidade de perninhas e lantejoulas  nos olhos da aranha.


                                       BRINQUEDOS:

DEDOCHES;

DADO;
Comprado ou feito com cartolina, Eva, etc.

DOMINÓ;
Comprado ou feito em cartolina ou EVA( formas geométricas, dos bichos, numerais, cores, etc.).

DRAGÃO;
Você vai precisar de : um rolinho de papel higiênico, encapar com papel crepom verde, em uma das laterais, colar tirinhas de papel crepom laranja na volta toda, fazer a cara do dragão, colocar um pedaço de linha e brincar.


                                             BRINCADEIRAS:


DEDOCHES:       
Com os dedoches, cantar, contar uma história, etc.

DANÇA DAS CADEIRAS
Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando.Por exemplo, se forem 5 crianças, deve-se ter 4 cadeiras.Coloque uma música animada,as crianças andam dançado ao redor das cadeiras,quando a música parar elas devem correr tentar sentar,quem não conseguir, sai da brincadeira.
Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.

DADOS:

Numerais; formas geométricas.dos bichos(formar pares);

DRAGÃO:
Brincar livremente usando a imaginação.

EU VI O SAPO

EU VI O SAPO
NA BEIRA DO RIO
DE CAMISA VERDE
SENTINDO FRIO
NÃO ERA SAPO
NEM PERERECA ( NEM JOANINHA)
ERA O (A).............................. SÓ DE CUECA.(SÓ DE CALCINHA)
















NOME:....................................................................DATA:.....................................
Pintar o rio com guache azul, fazer com o guache marrom uma montanha, recortar sapinhos, coqueiros e matinhos e colar.

BRINQUEDOS:

ELEFANTINHO





Riscar o molde em cartolina azul e rosa , recortar fazer os desenhos dentro do elefantinho no lugar da tromba, vai uma língua de sogra.



                                              BRINCADEIRAS:

ELEFANTINHO COLORIDO
Azul, vermelho, verde, amarelo... Qualquer objeto com essas cores se transforma em pique.
A atividade exige atenção e agilidade para correr e não ser pego.
- IDADE A partir de 4 anos.
- LOCAL Ambiente espaçoso e colorido.
- PARTICIPANTES: No mínimo três.
-COMO BRINCAR: Uma criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demais e diz: “Elefantinho colorido!” O grupo responde: “Que cor?” O comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.
Vale se a cor pedida estiver na roupa de alguém. Se o pegador encostar em uma criança antes de ela chegar à cor, é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que não está num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais. Vence a brincadeira quem não for pego.

Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.


Estica encolhe
Os movimentos são simples e dão às crianças a noção de ritmo
_ IDADE A partir de 2 anos.
_ O QUE DESENVOLVE Percepção da própria imagem e das partes do corpo, criatividade e conceitos de rápido e lento. Feito com música, o exercício ensina ritmo e a relação entre movimento e som.
_ COMO BRINCAR Incentive a criança a fazer movimentos de extensão e flexão de mãos, braços, pernas e do corpo inteiro. Mostre que a mão, contraída, fica igual a uma bolinha. Coloque uma música lenta e peça para ela fazer os movimentos no ritmo. Depois, ponha uma canção mais agitada e indique como ficam os movimentos nessa marcação.




         
                           FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ

FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA
EU SACUDI,SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR




                                                          

NOME:....................................................................... DATA:...............................
Passar cola e colar areia/ terra no chão da formiguinha e colar uma folha nas costas da formiga


                                         BRINQUEDOS:

FANTOCHES

Os fantoches são grandes amigos dos alunos do Infantil I e II. Utilizado, com muita freqüência, em nossas rodas de contação de história, é um excelente auxiliar na tarefa de desenvolver a imaginação, a criatividade e a oralidade... O fantoche é bem mais que um simples boneco, é a "personificação" do personagem que se transforma, de forma mágica e lúdica, em algo real e concreto, que expressa e gera emoções e sentimento através dos gestos e da voz de quem o manipula.
Para os alunos, estes momentos ou qualquer outra situação em que utilizamos os fantoches, são sempre extremamente envolventes, já que qualquer personagem parece realmente ter vida própria. As crianças entram numa sintonia onde a fantasia e a realidade se confundem e imediatamente as vemos capazes de manter um diálogo, de fazer gestos, expressões respondendo ao boneco, sem perceberem, ou mesmo ignorando, quem o manipula, ou seja, ficam completamente absorvidas pelo boneco, que em sua imaginação tem vida, é um ser.
Assim, o fantoche é um recurso de alto valor pedagógico, pois o aluno tanto pode apreciar uma história, como pode manipulá-lo e dar-lhe vida. A oralidade, nesse momento, tem fundamental importância e é com certeza desenvolvida em sua plenitude, pois é ela que garante a expressão de, sentimentos, emoções, valores e a criatividade de quem o manipula, seja o educador ou o aluno.


FOGÃOZINHO; FOGUETE:Imaginar imitar, brincar livremente.


                                   BRINCADEIRAS:

*CONTAR UMA HISTÓRIA USANDO FANTOCHES DE VARA.
*FAZ DE CONTA:
O faz-de-conta é marcado por um diálogo que a criança estabelece com seus parceiros e mesmo com bonecos. Ele requer constante negociação de significados e de regras que regem uma situação conforme as crianças assumem papéis, o que faz com que o desenrolar do enredo construído pelas interações das crianças seja sempre imprevisível. Com isso a brincadeira cria novidades.

Por meio do brincar de faz-de-conta, as crianças buscam superar contradições, motivadas pela possibilidade de lidar com o acaso, com a regra e a ficção, e pelo desejo de expressar uma visão própria do real, embora por ele marcada. Na linguagem criada no jogo simbólico, dentro de uma atmosfera “como se fosse assim ou assado”, a criança recombina elementos perceptuais, cognitivos e emocionais, cria novos papéis para si e reorganiza cenas ambientais, criando espaço para a fantasia.

Ao brincar de faz-de-conta, as crianças, ao mesmo tempo em que desenvolvem importantes habilidades, elas trabalham alguns valores de sua comunidade, examinam aspectos da vida cotidiana, apreendem os matizes emocionais de diferentes personagens, são capturadas por representações sociais sobre determinados eventos.

O jogo de faz-de-conta desenvolve-se a partir das atitudes e desejos dos “jogadores” que usam certos objetos na definição de uma situação onde há determinadas regras.

Conforme têm maior experiência de criação de situações imaginadas, as crianças passam a ter maior controle sobre a história que vai sendo criada, podendo  planejá-la,distribuir com maior facilidade os papéis que a compõem, construir cenários para neles brincar. Tais aquisições tornam a brincadeira não só mais complexa, mas muito mais prazerosa, 
pois ampliam o controle da criança sobre a produção do enredo e consolidam a dimensão da fantasia que ela está desenvolvendo.

Com o seu desenvolvimento, a criança passa a apreciar jogos de regras, nas quais criam formas de alcançar um determinado objetivo obedecendo a limitações colocadas pelas normas acordadas pelos jovens jogadores. Aprender a explicar as regras de uma brincadeira para outra criança pode ampliar a compreensão que a própria criança que explica tem do seu comportamento na atividade. 
Conforme ampliam seu domínio em relação à estrutura básica de um jogo de faz-de-conta, ou de uma brincadeira tradicional ou de um jogo de regras simples, as crianças podem sugerir modificações nos personagens, enredo ou regras de uma brincadeira.

As crianças podem ainda construir brinquedos e cenários para suas brincadeiras, ajudadas pelos recursos que o professor lhes proporciona: materiais, sugestões, realização das ações mais difíceis, dentre outros.

Desafiadas pelas situações novas ou incongruentes construídas nas diferentes formas de brincadeiras, as crianças exploram encaminhamentos inovadores que têm que ser disputados e negociados com diferentes parceiros, e passam a fazer parte da cultura daquele grupo infantil. Elas também são espaços de poder que as crianças ocupam para exercer o controle não só sobre si mesmas, mas para se diferenciar e confrontar os adultos e a cultura do mundo adulto. 
                                                              Fonte: Orientações Curriculares para Educação Infantil.

GALO GARNIZÉ
TOME CUIDADO COM ESSE GALO PEQUENINO, VIU?
GARNIZÉ TE BELISCA O PÉ...
ESSE GALO NÃO RESPEITA NEM MANDUCA, NEM MANÉ.
MEU MAMOEIRO QUE PLANTEI EM PERNAMBUCO
“GARROU” DE FICAR MALUCO
NÃO SEI MAIS O QUE VAI DAR
JÁ DEU BISCOITO, DEU AMORA
DEU AMEIXA, DEU MANDIOCA
DEU CEREJA, DEU ATÉ FOLHA DE CHÁ.







NOME:............................................................. DATA:.........................................Pintar o galinho com giz de cera na cor que o aluno desejar, colar olhinhos que mexem no galinho.



                                                   BRINQUEDOS:
GIRAFINHA SUCATA:
Você vai precisar de 1 rolinho do papel higiênico, folhas de revistas, cola quente, cortador de papel para fazer as manchas.
 
galinha:
Você vai precisar de um potinho de Danone, cartolina laranja e vermelha, papel crepom branco, tinta para tecido preta(para fazer as bolinhas) ou caneta pincel.

gatinhos: uma lata de pomarola, enfeitar com EVA encapando a lata e montar rostinho de gatinho.
Pegar caudinho de refrigerante e formar uma argola com uma das pontas, prendê-la com grampo do grampeador.


                                              BRINCADEIRAS:

Girafinha e galinha brincar contando histórias;


 Gatinhos brincar colocando detergente, fazer bolinhas de sabão.

 HOJE É DOMINGO
HOJE É DOMINGO
PÉ DE CACHIMBO
O CACHIMBO É DE OURO
BATE NO TOURO
O TOURO É VALENTE
BATE NA GENTE
A GENTE É FRACO
CAI NO BURACO
O BURACO É FUNDO
ACABOU-SE O MUNDO!














Escolher três cores de tinta guache, entregar pincéis deixem pintar livremente dentro do quadrado.
NOME:................................................................. DATA:......................................


                                          BRINQUEDO:

HALLEY COMETA
Você vai precisar de uma folha de jornal,amassar formando uma bola.
Uma folha dobrar ao meio cortar tiras de comprido, amarrar com um pedaço de 70 cm de barbante, juntar a bola, formando um rabo, unir tudo com fita adesiva, deixar o barbante no meio da bola para poder girá-lo.


BRINCADEIRA:
Brincar de girar o cometa, manter distância entre as crianças.


INDIOZINHO

UM, DOIS, TRÊS INDIOZINHOS
QUATRO, CINCO, SEIS INDIOZINHOS
SETE, OITO, NOVE INDIOZINHOS
DEZ NUM PEQUENO BOTE
IAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO
QUANDO UM JACARÉ SE APROXIMOU
E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS
QUASE, QUASE VIROU.










Passar guache azul com o dedinho formando um rio, colar ou carimbar a figura de um jacaré.
NOME:.................................................................... DATA:...................................



                                            BRINQUEDO:

INSTRUMENTOS MUSICAIS
Podem ser feitos com sucata, mas nós usamos os instrumentos que vieram na bandinha.


                                            BRINCADEIRA:
Tocar livremente, tocar com ritmo.
  

A JANELINHA
A JANELINHA FECHA
QUANDO ESTÁ CHOVENDO
A JANELINHA ABRE
SE O SOL ESTÁ APARECENDO

FECHOU, ABRIU
FECHOU, ABRIU, FECHOU.

ABRIU, FECHOU
ABRIU, FECHOU, ABRIU.













Carimbar passarinhos, borboletas, flores, como quiser. Fazer a janelinha em cartolina, um retângulo formando a janelinha, faça de modo que abra ao meio, peça para criança se desenhar ali.
NOME:.......................................................................... DATA:.............................



                                              BRINQUEDOS:

JOANINHA
Você vai precisar de meio rolinho de papel higiênico, tinta guache preta, cartolina vermelha , branca e preta , tesoura e cola.
Pintar o rolinho com a tinta guache preta, deixar secar, fazer um círculo com a cartolina vermelha. Dobrar ao meio e cortar. Cortar com o furador as bolinhas pretas e colar nos círculos,  fazer uma cabeça para a joaninha colocar olhos com cartolina branca e bolar uma bolinha preta.
JACARÉ
Temos um jacaré de plástico que balança.
JOGO DIA E NOITE
Foi feito com o pessoal da Expoente, o jogo é tendo como base um papelão grosso e divide-se este retângulo ao meio, de um lado cola figuras representando o dia e do outro lado representando a noite, ambos possuem uma árvore.
Recortar maçãs em EVA (20) e um dado.
JOGO DA MEMÓRIA
Fizemos com tampinhas de refrigerante e figuras, sendo sempre duas iguais, para formar os pares.
JOGO ENCAIXE
Reconhecer formas geométricas.

                                          BRINCADEIRAS:

JOANINHAS
Brincar livremente, percebendo outras espécies vivas.

JACARÉ
Balançar, equilíbrio, domínio do próprio corpo.

JOGO DIA E NOITE       
As crianças irão trabalharem em dupla escolhem quem será o dia e quem será a noite, lançar o dado e cada um na sua vez colocará na árvore a quantidade de maçãs que cais no dado, vence quem tiver o maior número de maçãs.

JOGO DA MEMÓRIA
O jogo consiste em formar pares, vence quem conseguir formar o maior número de pares.

JOGO ENCAIXE     
O jogo permite a criança encontrar e nomear as figuras geométricas.                                                      
                                                                                         K                                                                                 
 
 LOJA DO MESTRE ANDRÉ

AI OLÉ , AI OLÉ
FOI NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ

FOI NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ
QUE EU COMPREI UM PIANINHO
PLIM, PLIM, PLIM, UM PIANINHO

FOI NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ
QUE EU COMPREI UM VIOLÃO
DÃO, DÃO, DÃO UM VIOLÃO
PLIM, PLIM PLIM, UM PIANINHO

FOI NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ
QUE EU COMPREI UMA FLAUTINHA
FÁ, FLÁ, FLÁ, UMA FLAUTINHA
DÃO, DÃO, DÃO UM VIOLÃO
PLIM, PLIM PLIM, UM PIANINHO



















Pedir para as crianças pintarem, nomearem os instrumentos e fazerem os sons de cada um.
NOME:.................................................................. DATA:......................................  


                                       BRINQUEDOS:

LANTERNAS

Fazer com rolinhos de papel higiênico, encapar usando papel crepom, dois rolinhos, nas pontas colocar papel celofane colorido, unir os dois rolinhos formando um binóculo.

LATAS NUMERADAS

Encapar latas com papel contact colorido e colocar numerais de 1 a 9.

LEÃO

Rolinho de papel higiênico encapar fazer a cara do leão com pincel e um círculo, colar em uma das aberturas colocar a juba do leão com revista colorida, cortar bem fininho.


                                          BRINCADEIRAS:

LANTERNAS:
Ver colorido.Trabalhando cores primárias.

LATAS NUMERADAS:
Colocar as latas enfileiradas e com uma bola tentar derrubar as latas, vence quem fizer a maior quantidade de pontos.

LEÃO:
Brincar inventando histórias, usando a criatividade e imaginação.

LENÇO ATRÁS:

Crianças sentadas em círculo, uma será escolhida para dar uma volta em torno da roda e escolher uma das crianças que estão sentadas para colocar o lenço. A criança deverá correr atrás da outra tentando pegá-la e deverá se sentar no lugar desocupado. Como a brincadeira do Corre Cotia.



MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO


MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO
MEU PÉ DE JACARANDÁ
UMA VEZ TINDÔ LÊ LÊ
OUTRA
VEZ TINDÔ LÁ LÁ]






















Foram trabalhadas as cores verde e marrom, pintaram com giz de cera.
NOME:..................................................................... DATA:...................................




                                     BRINQUEDOS:


MONSTRINHO
Você vai precisar de uma garrafa pet, passar tinta seladora de parede e pintar com guache azul, usar duas bolinhas de isopor para os olhos.

MASSINHA; MOTOCA

MAÇÃ PORTA TRECO

                              
                                           BRINCADEIRAS:
MEDO DE QUÊ?

O monstrinho servirá para descontrair as crianças para falarem para ele os seus medos.Roda de conversa.

MASSINHA DE MODELAR

Será entregue a massinha para trabalharem livremente, desenvolvendo a coordenação motora fina, a criatividade e a imaginação.

MAMÃE E FILHINHO

Desenvolvendo a imitação a criatividade e imaginação, bem como o desenvolvimento oral.

MARCHAR

Desenvolver a atenção, a concentração, o ritmo e promovendo a interação e a alegria.


NA MÃO DIREITA TEM

À MÃO DIREITA TEM UMA ROSEIRA (BIS)
QUE DÁ FLOR NA PRIMAVERA (BIS)
ENTRAI NA RODA, Ó LINDA ROSEIRA (BIS)
E ABRAÇAI A MAIS FACEIRA (BIS)
A MAIS FACEIRA EU NÃO ABRAÇO(BIS)
ABRAÇO A BOA COMPANHEIRA (BIS)







Pintaram com lápis de cor e passaram cola gliter nos corações.
NOME:...............................................................................DATA:..........................



                                          BRINQUEDO:


NAVIO BARQUINHOS DE PAPEL



BRINCADEIRA:
BRINCAR NA ÁGUA.

O SAPO NÃO LAVA O PÉ
IA PASSANDO NUMA PINGUELINHA
MEU CHINELINHO CAIU DO PÉ
OS PEIXINHOS RECLAMARAM:
QUE CHEIRINHO DE CHULÉ
O SAPO NÃO LAVA O PÉ
NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER
ELE MORA LÁ NA LAGOA
NÃO LAVA O PÉ PORQUE NÃO QUER
MAS QUE CHULÉ!!





                                                                                                                             










Pintaram o sapinho de verde e fizeram os matinhos e o rio, com giz de cera.
NOME:......................................................................... DATA:...............................

 
BRINQUEDO:    MÁSCARA DE ONCINHA
 
                                           BRINCADEIRA:

Formar com os alunos uma roda grande. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.
-
Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando-lhe: "Onça dorminhoca"! Inesperadamente, a
onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram
fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca.
-
  
PEIXINHO NO AQUÁRIO

EU tenho um peixinho no aquário
Colorido e brincalhão
Gira, gira
Que mergulho
Só pra chamar ATENÇÃO.















Pintar a água de azul e fazer colagens de peixinhos
NOME:.............................................................................. DATA:..........................


                                             BRINQUEDOS:

PÉ DE LATA;

Você vai precisar de duas latas de Nescau, pintar ou encapar a lata com papel contact e colocar uma cordinha.

PIÃO;

PALHAÇO PORTA TRECO;

PORQUINHO:

Fizemos com garrafinha de refrigerante pequena e tampinhas de pet, os olhinhos e boca foram feitos em EVA.

PINTINHO

                                          BRINCADEIRAS:


PÉ DE LATA
Andar sobre as latas mantendo o equilíbrio, a coordenação e concentração.

PIÃO
Os piões são estes comprados de pacote para colocar no saquinho surpresa, girar o pião para desenvolver o coordenação motora fina.

PALHAÇO PORTA TRECO
Foram feitos alguns para exposição.

PORQUINHO
Brincar livremente e saber guardar suas economias.
 

QUE HORAS SÃO?


QUE HORAS SÃO?
É HORA DE VERÃO! SÃO NOSSAS FÉRIAS
QUE HORAS SÃO?
É HORA DA FESTA! É ISSO MESMO, FALE BEM ALTO!
QUE HORAS SÃO?
HORA PARA NOSSA VIDA... DIVERSÃO
QUE HORAS SÃO?
É HORA DO VERÃO, DE SAIR DA ESCOLA! GRITE E BERRE!
FINALMENTE O VERÃO CHEGOU
É BOM PARA RELAXAR




                                                             



Pintar com lápis de cor e realizar algumas colagens.
nome:....................................................................... data:.................................

                                      BRINQUEDOS:

BICHOS MINIATURAS
Destes comprados de pacotes para colocar na sacolinha surpresa.

QUAL É O BRINQUEDO?
Jogo do Projeto Natura, consiste em cartas com o desenho do brinquedo para que as crianças nomeiem estes brinquedos, reconhecimento.

QUEBRA CABEÇA
Pode ser feito com revistas e cartolina. Escolher uma figura, recortar, colar na cartolina e cortar em três pedaços.
 
                                        BRINCADEIRAS:

BICHOS MINIATURAS
Brincar de imitar os sons dos animais, pode-se contar uma história com cada animal, deixando que a criança desenvolva sua oralidade.

QUAL É O BRINQUEDO?
Mostrar a carta do jogo para a turma adivinhar qual brinquedo é aquele, questioná-los, se já brincaram com este brinquedo se gostaram, etc.

QUEBRA CABEÇA

Quando pronto o jogo, cada criança deverá montar seu jogo e depois poderá ser trocado entre os amigos.
 

RODA PIÃO

O PIÃO ENTROU NA RODA, Ó PIÃO ! (BIS)

 RODA PIÃO, BAMBEIA PIÃO ! (BIS)

SAPATEIA NO TERREIRO, Ó PIÃO ! (BIS)
MOSTRA A TUA FIGURA, Ó PIÃO ! (BIS)
FAÇA UMA CORTESIA, Ó PIÃO ! (BIS)
ATIRA A TUA FIEIRA, Ó PIÃO ! (BIS)
ENTREGA O CHAPÉU AO OUTRO, Ó PIÃO ! (BIS)














nome:............................................................................... data:.........................

  
                                               BRINQUEDOS:

RATINHO MÓBILE
Fizemos os ratinhos em EVA.
ROBOZINHOS
Foram feitos para o DIA DAS CRIANÇAS trabalhamos cores.
RELÓGIO
Fizemos um para cada criança;


                                          BRINCADEIRAS:
RATINHO MÓBILE
Visualizar os ratinhos.
ROBOZINHOS
Trabalhar cores e brincar livremente.
RÁDIO RELÓGIO
Brincar de falar as horas que temos e que possivelmente estamos fazendo nesta hora.



SAPO CURURU

SAPO CURURU
DA BEIRA DO RIO
QUANDO O SAPO GRITA
OH! MANINHA
É PORQUE TEM FRIO.
A MULHER DO SAPO
DEVE ESTAR LÁ DENTRO
FAZENDO RENDINHA
OH! MANINHA
PRO SEU CASAMENTO.









Pintar o sapinho e fazer a água com guache azul.
NOME:.................................................................. DATA:......................................


                                      BRINQUEDOS:

SINO

Você vai precisar de duas garrafas pet, cortá-las na marquinha, passar tinta spray, fazer um laço e amarrar no meio dele pode colocar bolinha feita com crepom, ou bolinha de natal.

SACOLA DE LIVROS

Fizemos a sacolinha, usando uma folha de EVA e fitinha de cetim e sobras de EVA para enfeitar.

 
                                        BRINCADEIRAS:

SINOS
Ao som do sino as crianças paravam o que estavam fazendo, para executarem as tarefas planejadas.

SACOLA DE LIVROS
Dentro colocamos livro que era levado para casa,para os pais lerem para os filhos.



TEREZINHA DE JESUS

TEREZINHA DE JESUS
DE UMA QUEDA FOI AO CHÃO
ACUDIRAM TRÊS CAVALHEIROS
TODOS TRÊS,COM CHAPÉU NA MÃO.
O PRIMEIRO,FOI SEU PAI
O SEGUNDO, SEU IRMÃO
O TERCEIRO FOI AQUELE
A QUEM TERESA DEU A MÃO.
DA LARANJA QUERO UM GOMO
DO LIMÃO QUERO UM PEDAÇO
DA MORENA MAIS BONITA
QUERO UM BEIJO E UM ABRAÇO.



















Os alunos pintaram com giz de cera coloridos e fizeram colagens.
NOME:................................................................................ DATA:........................

 
                                       brinquedos:

tv pedagógica

    
você vai precisar de uma caixa de papelão, tesoura, papel para encapar a tv, um cabo de vassoura, ou canos de PVC, papel ou pano para pintar a tela.

tapete alfabeto
Comprado pronto

   
                                        brincadeiras:

tv pedagógica
contar a história : João e Maria, depois as crianças terão que recontá-la conforme for mostrando as cenas.


tapete alfabeto
Montar o tapete na sequência alfabética.
 

UNI, DUNI,TÊ

UNI, DUNI,TÊ
SALAMÊ, MINGUÊ
O SORVETE COLORÊ
ESCOLHIDO FOI VOCÊ!




















Pintar o sorvete usando lápis de cor conforme o sabor do sorvete

NOME:..........................................................................DATA:...............................

 
                                               brinquedos:



ursinho dedoche


ursinho de pelúcia
 
                                          brincadeiras:

ursinho dedoche

Brincar contando uma história ou cantando a música ursinho pimpão

ursinho de pelúcia

Brincar fazendo jogos imitativos , sentar as crianças em circulo e pedir pra fazer algo com o ursinho,.o amigo ao lado imita o movimento com o colega e assim sucessivamente até todos participarem.
 

VAI ABÓBORA

VAI ABÓBORA VAI MELÃO DE MELÃO VAI MELANCIA
VAI JAMBO SINHÁ, VAI JAMBO SINHÁ, VAI DOCE, VAI COCADINHA
QUEM QUIZER APRENDER A DANÇAR, VAI NA CASA DO JUQUINHA
ELE PULA, ELE DANÇA, ELE FAZ REQUEBRADINHA





Pintar usando giz de cera.
NOME:............................................................... DATA:.........................................

W

WILLIAN

NOME:.................................................................... DATA:...................................

X

XÔ PAVÃO
(nATURA)

XÔ, XÔ PAVÃO!
SAI DE CIMA DO TELHADO
DEIXA MEU MENINO
DORMIR SOSSEGADO

ESTE MENINO NÃO É MEU
DERAM PARA EU CRIAR
oBRIGAÇÃO DE QUEM CRIA
é O MENINO ACALENTAR

ÔÔÔÔÔ
ÔÔÔÔÔ


                                                  





NOME:.................................................................... DATA:...................................


Y

YGOR





NOME:.................................................................... DATA:...................................
          

Z

ZENAIDE
             
NOME:............................................................................. DATA:....................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário