segunda-feira, 21 de março de 2011

PROJETO ADAPTAÇÃO ESCOLAR

Creche Educandário José Willibaldo de Freitas / 2011

Alunos atendidos:Projeto /Maternal I e II
Duração: Uma semana

I – Justificativa ( Por quê ? )
            Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários.
            Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
II – Objetivos ( Para quê ? )
- Desenvolver atividades que permitam que as crianças interajam entre si e com  professores e funcionários.
- Enviar aos pais mensagem que facilite este momento de separação e conquista;
- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
- Que a criança sinta-se acolhida como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.
- Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
- Adaptação aos ritmos e as rotinas da vida da escolar;
-Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
- Que a criança sinta-se á vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
-Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
III- Desenvolvimento
-Rodas de conversa;
-Ler e contar histórias;
-Cantar, dançar e ouvir músicas;
-Brincar;
-Fazer um quadro coletivo, usando: papel cartão, tinta guache, pincel,areia, conchinhas, peixinhos e plantas em EVA,experimentar as texturas.Falar sobre animais marinhos. Obra: Vida no mar
IV-.AVALIAÇÃO:
Feita com observação , participação,adaptação de cada aluno, individual e coletivamente.
                                         Professoras: Vilma Orlando e Débora Rodrigues




Mensagem  enviada aos pais:

                                                                 ADAPTAÇÃO

Uma das principais preocupações dos Pais em relação à iniciação da Creche dos seus filhos é a Adaptação.
Quando os pais colocam o seu filho numa creche são portadores   de vários   receios  e  de imensas dúvidas:

- Será que o meu filho vai ficar bem?
- Será que lhe vão dar a devida atenção?
- Será que o vão mimar?
- Será…? Será…?

Existem demasiadas dúvidas que perturbam muito os pais, principalmente nos primeiros dias de creche.
Todas estas dúvidas e inquietações, que tanto atormenta os pais, são compreensíveis e legítimas, pois vão deixar os seus pequenos “tesouros” com pessoas que lhes são estranhas; no entanto sem se aperceberem os pais são  os  principais  transmissores de ansiedade e angústia para as criancinhas.
É geralmente conhecido que os bebes se adaptam com mais facilidade a tudo  o  que  é novo, como novas situações e ambientes, e quanto mais cedo a criança entrar na creche, mais fácil será a sua Adaptação, apesar de ser uma fase mais  complicada  para  os  pais, porque os seus pequenos são indefesos, o que torna difícil a separação.
Nesta fase inicial da vida de uma criança, principalmente quando vai para a  creche,  há sempre um adulto na sala com quem a criança irá criar laços afetivos mais fortes e intensos, a esta situação, chama-se Vinculação. Esta Vinculação vai dar/trazer à criança uma maior segurança, que vai fazer com que esta se sinta protegida e consiga então, transmitir aos pais que está bem, serena e tranquila sempre que vai para a creche.
Numa fase inicial, aconselha-se que a criança e os pais a se adaptarem de uma forma lenta e gradual, diminuído assim a ansiedade de ambos.
Costumo dizer que a Adaptação dos pais é mais difícil que a das crianças, ou seja, uma criança habitua-se mais facialmente à separação da figura parental do que os pais à separação dos filhos.
Terminada a primeira semana de Adaptação, é também importante referir que se a criança tiver algum objeto que a acompanha sempre (boneco, fralda de pano, etc.) é importante que esse objeto venha sempre com a criança, pois é chamado de Objeto de Transição. Estes objetos servem de suporte na conquista da autonomia, uma vez que são uma espécie de substituto materno e permitem à criança organizar-se na ausência das figuras de referência. As crianças ao se sentirem sozinhas na cama, por exemplo, na creche , usará esses objetos para se sentirem mais confiantes.
Pais há diversos motivos que causam esta ansiedade, no entanto é importante que não se transmitam os receios, as angústias e as preocupações  para as crianças, é por isso essencial que haja segurança por parte de vocês, quando vão deixar os filhos na creche, mesmo que a criança chore ou implore que não quer ficar ali, é importante que  não cedam a este tipo de “chantagem” feita pelas crianças.
Neste período de ansiedade de separação e angústia a criança pode mostrar relutância em deixar a mãe, e torna-se difícil de consolar, contudo este comportamento da criança acabara por desaparecer. Este período da Adaptação não tem tempo certo de duração, vai depender de cada criança e de cada caso.
A firmeza dos pais tem um papel extremamente importante nesta hora, pois devem  explicar aos filhos com todo o carinho e amor que os irão buscá-lo no final do dia, porque apesar de gostarem muito deles que têm de ir trabalhar. A criança aos poucos vai percebendo a rotina e saberá que ao fim do dia os pais irão  buscá-la, criando assim na criança segurança e estabilidade.

                                                          Professora: Vilma Orlando



                             QUADRO COLETIVO



Montamos um quadro, as crianças pintaram o fundo do mar usando guache azul e pincel;
Colamos areia,conchinhas e peixinhos em EVA;
Falamos sobre os animais marinhos, dando exemplos e mostrando figuras;
Puderam sentir a areia com as mãozinhas, também as várias texturas das conchinhas;
Carimbamos os dedinhos e escrevemos os nomes das crianças;
Colocamos o quadro exposto para os pais verem. Foi um sucesso!!!



                                





2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Rita de Cássia, fico muito agradecida por me fornecer estes materiais, aproveitei e dei uma visitada no seu blog, muito bom, quanta coisa legal.É desta maneira que crescemos, compartilhando saberes e experiências.Muito obrigada. Fique com Deus. Um grande beijo.

      Excluir